domingo, 12 de agosto de 2012

CIÚME DE VOCÊ

Ontem foi aniversário do Celio, sexta da minha mãe e hoje é dia dos pais... necessariamente nessa ordem.
E, esse é o terceiro ano que não estou ao lado da minha mãe no seu aniversário - bom é que ela compreende - rs - se fosse meu pai, não compreenderia, ia ser um problema ter um pai e um marido fazendo aniversários com horas de diferença... papai ia xingar, fazer pirraça, birra, malcriação e ficar de mal... , mas mamãe entende que não tem como eu ir.

Quando eu enricar, quem sabe, já que para rico é tudo mais fácil - pelo menos, é o que dizem.

(brincadeira)

O problema nem é dinheiro, não, que eu até (tenho) tinha, nesse ano, passagens da web jet, de uma causa, que eu ganhei como parte de uma indenização, posso usar a qqr momento. O problema é o tempo mesmo; Precisar estar lá e aqui em tão pouco tempo é inviável, especialmente, por que em dia de aniversário a gente se mobiliza para que tudo fique mais especial. Então, mamãe entende.

Na verdade, eu nem sei se ela, realmente, entende, pois mamãe nunca foi dada a demonstrações de ciúmes - na família deles, meu pai ficou com todas essas cotas; Eu digo que não dá para ir por conta do aniversário de Celio e, ela diz que tudo bem, e, só.

Mas o fato ocorrido na madrugada desse sábado me deixou muito pensativa sobre isso e outras coisas.

 Se liga!
Cassiano, de uma festa, às "doze badaladas noturnicas", ligou para o pai e disse em bom tom, pois eu estava na cama ao lado de Celio e deu para ouvir...:
"Pai eu te amo muito, feliz aniversário, vc é o melhor pai do mundo e eu te amo muito (com voz emocionada), daqui a pouco eu vou chegar em casa e vou te abraçar. Você é o melhor pai que eu poderia ter..." "e  essas coisas".

Eu custei a dormir depois dessa declaração toda, palhaçada, veja o meu lado, no meu aniversário nunca teve isso... Tudo bem, é muito legal e tal para uma mãe saber disso, que seu filho ama o pai dele, Celio realmente é um paizão, mas poxa...: ciúmes.

E “sáparada” encafifou na mente. Por quê?

É fato que Cassiano parece tanto comigo que é até do pai que ele "gosta mais"... Como não? Eu me vejo tanto no meu filho e ele também se vê em mim, como disse: fato.

Se liga!
Certa ocasião, numa "briga" eu disse ao Cassiano: "Quando eu morrer vc vai ver... é de adoecer"
Ele respondeu: "mãe, é qdo o pai morre, é que se adoece e não a mãe"
Achamos graça, então, caímos na gargalhada...
***
Pequeno, de tanto que eu insistia para ele ser flamenguista, ele sentenciou: "Mãe meu coração pede para eu ser vascaíno"
O coração de um menino de quase 3 anos pede para ele ser vascaíno??? Tudo bem, é o time do pai dele e restou-me...
Eu respondi: "É uma pena, por que contra o seu coração, a mamãe não pode fazer nada" (nunca mais enchi o menino com isso)
***
Certa vez, Cassiano levou um tombo de 6m de altura - não sofreu grandes traumas, mas os médicos deixaram ele em observação por 48h por que não podia desprezar a informação da altura da queda - então, ao me escutar falando para Celio ir em casa buscar as minhas coisas para passar a noite ali..., foi logo se manisfestando: "Mãe, eu quero que meu pai passe a noite comigo... hãm? valeu, seu puto: pensei 

Não é nada muito explícito, mas são inúmeras as manifestações de mais amor ao pai dele... Tah! preferência, que seja! Mas eu não queria, digo, queria tb.

Mas tudo bem, eu tb tive o meu pai.

E nessa madrugada, eu tive uma palavrinha com a verdade; Tb fiz minha mãe sofrer, constatei. Por que eu também era assim, igualzinho ao Cassiano.

O que me consola, é que ele demonstra gostar de se parecer comigo... Eu vejo orgulho nos olhos dele, quando ele diz, por algum motivo: "Não adianta, mãe, eu sou igual a você.

A frase é dita dessa forma, por que, geralmente, eu estou tentando fazê-lo mudar de alguma opinião, convencê-lo do contrário, ou a não fazer algo por impulso, a não ser tão firme ou pirracento... (rs) Eu estou tentando, fazê-lo, a não fazer exatamente o que eu faria se estivesse no lugar dele. 

Não só assim, mas quando perguntam, a ele, com quem ele mais se parece ele responde tb com gorgulho: "minha mãe" mas ama mais o pai, nunca disse assim, mas sei.

Relações de família são engraçadas, por que, muito provavelmente, elas se repetem. "Dizem" que há explicação... mas quem irá dizer que existe ou não existe razão nas coisas feitas pelo coração ♪ 

E eu vejo Cassiano tratando o pai dele, da mesma forma que eu tratei o meu. (meu marido tinha, até, ciúmes do meu pai, da forma carinhosa como eu o tratava - de todo esse amor) 

Essa história de que mãe é tudo, diante de pais como o meu, Celio e muitos outros não tem o menor sentido, pois ambos tem o seu infinito valor...

Então, pensando no fato de que muitos não tiveram esse relacionamento, não me deixo tristecer no dia de hoje por me faltar a quem abraçar e desejar:
FELIZ DIA DOS PAIS!!!


... se é que vc me entende

3 comentários:

Jucilene disse...

Oi, Lu. Qto tempo... de vez em qdo passo por aqui e leio, mas dá uma preguiça de comentar...

Lindo texto. Eu amo os meus pais, mas o meu pai é o meu herói, é quem não precisa usar palavras pra falar comigo, sabe? É com quem eu não preciso falar nada para ele me entender... Minha mãe é MÃE, com todas as letras e poder da palavra. Eu a amo infinitamente... Mas, o meu pai, acho q somos almas gêmeas. Eu entendo o Cassiano. Vc é essencial e indispensável na vida dele, tenho certeza (e vc tb sabe disso). Mas amar o pai é a melhor coisa do mundo. Tive tantas amigas q eram inimigas dos pais e eu nunca soube entender como isso é possível.

Aqui em casa, com o Sandinho (q agor atem 10 anos), percebo algo bem parecido com o q vc vive ai. Mas, eu me orgulho tanto de ele amar o pai que "eu escolhi" pra ele.

beijos, Lu. Tudo de bom.

Mere disse...

Oi, Ju, eu sei que você sempre passa por aqui, mesmo que não comente, eu sei, você sempre diz... Nossa!!! Sandinho com 10!!! O tempo não da trégua... Voa rápido. Eu tb tenho esse orgulho, mas, mas, tb bate um ciúme, sim. Tb conheço pessoas que tem o pai como um desconhecido e tb acho muito estranho... e me identifiquei muito com tudo que você disse.

Obrigada por essa amizade e por esse carinho de tantos anos.

Tudo de bom para você tb. Bjos, Ju.

Van disse...

O engraçado é que minha mãe MORRE de ciúmes do meu Pai... ela não queria que eu entrasse com ele na igreja, tinha que ser com ela! Mas são por ouros motivos o ciúme dela...
Mas a mãe é sempre a chata, porque ela que domina a educação dos filhos, convive mais... sei lá...
Eu vou ficar muito PUTA se meu filhos não me amar igual ao pai...
Beijundas