quinta-feira, 18 de abril de 2013

Acordar Melhor



Então, o movimento "Acordar Melhor" fundando por Professores de Português, está colhendo assinaturas num abaixo assinado, para levar uma proposta ao Congresso Nacional para descomplicar a nossa ortografia, a proposta é maravilhosa, se der certo todos seremos beneficiados... 

O ensejo é o novo acordo ortográfico que já teve adiado o uso obrigatório para 2016... por que os outros países ainda não aderiram, por que o acordo está mal elaborado  e muito mais... 

O movimento "Acordar Melhor" quer tirar todas as contradições do novo acordo. Exe.: cor de violeta e outras locuções de cores não têm hífen, mas cor-de- rosa tem, por que foi consagrado pelo uso, disseram ("tem tradição"). O curioso é que o novo acordo veio para acabar com a tradição. Mas não é só isso; Quer tb dá lógica a ortográfica; Quer fazer com que os professores usem esse recurso, a lógica, para ensinar seus alunos e acabar com a decoreba... Quer facilitar o uso do J e G e acabar com as dúvidas de grafia; Quer rever a escritura das palavras que tem som de S e Z, para uma escrita menos confusa. A proposta dos professores (Entre eles Ernani Pimentel. Cito ele pq sua gramática é bem conhecida) vai simplificar muita coisa. 

(...)
Nota:


"Crítico no novo acordo, o professor Ernani Pimentel — fundador do movimento “Acordar Melhor”, que recolhe assinaturas em um abaixo-assinado contra a sua adoção — vê o adiamento da vigência definitiva como a primeira batalha vencida. Pimentel argumenta que as normas adotadas estão defasadas e precisam ser melhoradas. Segundo o professor, com uma simplificação da ortografia, o aprendizado seria muito mais fácil.

— Esse acordo foi pensado dentro de uma didática da memorização, não do entendimento. Do jeito que está, vamos voltar para a época da decoreba. Como você vai explicar para o aluno que cor de capim não tem hífen e cor-de-rosa tem hífen? Isso é péssimo para a educação. Os ministros da Casa Civil, da Educação e das Relações Exteriores entenderam isso. Agora, qualquer mudança deve partir do Congresso, porque os acordos internacionais precisam passar pelo senado. E os senadores estão percebendo isso — diz Pimentel."

Leia mais sobre esse assunto em: globo.com

(...)

Eu assisti à palestra com os fundadores do movimento sobre as exposições dos motivos da nova proposta e fiquei encantada. Eles querem acabar com o trauma que muitos brasileiros têm de escrever e garantem que isso acontecerá. E eu acreditei. Bom seria se todos aderissem.


O Acordar melhor, como já disse, é um movimento criado por quem sabe o que faz, criado por Professores de Português que acham que o novo acordo ortográfico não é bom. Foi mal feito e não tem lógica. E a explicação é lógica. 

Esse acordo começou a ser elaborado em 1970 onde o método de aprendizagem era a decoreba. Hoje o método é "entender", o aluno quer entender, e o Professor quer contar com a lógica para ensinar. Por esse motivo o acordo já está nasceu ultrapassado.

Eles afirmam, e eu concordo, que haverá lógica ao se escrever as palavras. O aluno poderá refletir e por coerência, e não por decoreba, acertar a grafia das palavras. 

Deram entre tantos exemplos, o exemplo do "trousse" na prova do ENEM. Graficamente errado, mas lê a palavra e vê se vc consegue falar outra coisa, senão, trouxe (?)  

Dirimir esses casos de dúvidas será muito bom!!!

Ouvi também sobre a não aceitação do acordo nos outros países, que alegam não ter condições de ensinar as novas regras. Coisas que não são divulgadas; Só o Brasil já implantou o novo acordo e parece, também, que não está em consonância com o projeto comum.

Bem...
  
O movimento precisa de assinaturas para a concretização do ideal que irá beneficiar todo mundo que fala a língua portuguesa e irá unificar de fato a língua transformando-a co-irmã das línguas universais. Eis o motivo do post.


Eu já assinei, e falta vc que tb quer ajudar. (Obrigada!)


Ah! ajude a divulgar.


Nenhum comentário: