terça-feira, 24 de julho de 2012

Você acredita ou não acredita na Bíblia?

Acabei de deixar minha mãe no aeroporto, em rumo, de volta ao Rio de Janeiro, mas precisamente, Padre Miguel. 

Pois é, eu e minha mãe somos muito diferentes, quer dizer, a gente pensa diferente, especialmente nos assuntos que tange a Religião e o "modo de vida" atinando, sempre, para esse lado.

Eu não concordo, aff, eu questiono várias paradas, melhor, e peco contra a Igreja, em consequência contra Deus.muito

Quando ela estava para chegar, eu fiz várias promessas de não aborrecê-la com o meu modo de pensar sobre religião e a vida -  acho, até, que cumpri o prometido - mas houve assuntos em que tentei mostrar para ela o meu posicionamento de um modo muito respeitoso, e antes que a conversa se tornasse desagradável, a gente dava o assunto por encerrado... acho que ela também fez promessas no mesmo sentido... não queríamos brigar, mesmo. rs

Ocorre que numa de nossas conversas, nosso papo deu-se por encerrado com esse questionamento de minha mãe: Você acredita ou não acredita na Bíblia?

Puts! A minha mãe nunca foi tão esperta e dessa vez ela me pegou de jeito.

Ela foi embora hoje, mas desde o dia que ela me disse isso eu fiquei me questionando...

Ei, Mere, e aí, você acredita ou  não?

Cheguei a conclusão, digo, não cheguei a conclusão ou a melhor conclusão, mas ponderei, sim, sobre vários aspectos.

E...

Assumo, sou muito transgressora.

A Religião Católica ao contrário do que muita gente pensa é a Religião mais difícil de se seguir... pois ela não muda, não se adequa, não cede, não tem jeitinho; É e pronto. Mas, curiosamente, é a Religião mais fácil de intitular-se. É uma espécie de "vala comum". Sendo certo, que segui-la conforme os preceitos, fielmente, não é para qualquer um.

Mas não cabe na minha cabeça, alguém bom, verdadeiramente bom, estar fadado ao inferno, somente, por ser homossexual, por exemplo (existem vários exe. dos meus questionamento, mas vou me ater a um, a esse). Não cabe, tb, na minha cabeça, que, eu, pelo simples fato de pensar assim, incorrer em falta grave tb.

Mas a verdade é, que está escrito... e as escritas o vento não leva... e assim deve pensar o Cristão Católico :(

Tenho formação católica, aprendi ser católica e por mais que (outra falta grave) eu aceite as verdades alheias (neles e nelas), e por mais que eu já tenha pensado em me adequar a outra Religião, eu não consigo, por que sempre tem um aspecto nas outras religiões que eu não concordo também. E me desagrada e não me convence. céus! estou frita.

Dentre todas, eu me identifico mais com a Católica mesmo ou não, não sei.

Acredito muito que Deus na sua infinita misericórdia não manda seus filhos para o inferno, a menos que eles queriam... pois a gosto para tudo.

Mas piro quando minha mãe pega um monte de "passagens" da Bíblia para eu ler, que diz que não é bem assim, como eu penso, quero, acredito, acho. Pois se não formos assim, assim e assim, o inferno nos acolherá.
  
As vezes eu gostaria muito de ser "bitolada", mas não.

...

Minha mãe vai me fazer muita falta... pois a maturidade me fez enxergar que não é o outro que precisa mudar e sim eu.
Que aquelas dificuldades de relacionamento não partem do outro e sim de mim, que sou eu que preciso aprender com a vida, com os meus erros, que sou eu que sempre estive errada. Que sou eu que preciso seguir uma linha de raciocínio lógico e, então, decidir se acredito ou não e ser obediente; E mais... que as "justiças" que eu fiz com minhas próprias mãos, são, de fato, a cargo de Deus e, especialmente, se eu acredito Nele.

Muito difícil e complicado, para uma pessoa com a minha essência, seguir sem transgredir... especialmente, por que chega na vida um momento, que "você" acaba um pouco desacreditada, duvidando... pois sempre existe uma verdade melhor... um ponto de vista... um ângulo... uma justificativa ou uma incoerência.

Por fim...

Entre crer e não crer, até eu me definir, pois não tem como acreditar pela metade, concluí... Eu vou vivendo, acreditando, que agir com amor é a opção mais acertada. Sim, o verbo é esse: AMAR.    

11 comentários:

Lulu on the sky disse...

É difícil conviver com pessoas inflexíveis quanto a religião. Também sou católica e não concordo com esse exemplo que você deu sobre o homossexualismo, assim como nos casos de aborto quando a pessoa é estuprada ou até mesmo é uma gravidez de risco com má formação congênita prejudicando a vida da mãe e do feto, além de outras coisas.
Respeito a doutrina kardecista, assim como as demais religiões e aprendi que muitas coisas que estão na bíblia estão em sentido figurado. Nem todo mundo vê dessa forma.
Big Beijos

Micha Descontrolada disse...

Fico mto feliz em saber q ela foi visitá-los e q se deram bem. Isso é ótimo!!!

Me vejo como vc, católica, porém não sou praticamente (como chamam os q não frequentam a Igreja) para a Igreja. E sou praticante para mim, pois rezo, converso com Deus todos os dias. Mas como é uma religião mto fechada, como vc mto bem disse, não concordo com mta coisa, então me mantenho um pouco longe.

Beijosssssssssssssssss
┌──»ʍi૮ђα ツ

Unknown disse...

Mere, adorei o seu post!

Por muito tempo andei por esse mundo sem religião, renegando a criação e educação católica que eu tive e desdenhando totalmente do protestantismo que está presente na parte 'de pai' da família. Quando adolescente quis até ser Wicca só para chocar, rs, cada fase #abafaocaso... por fim, a gente cresce e acaba se identificando com alguma religião e eu voltei para a casa de onde saí e concordo com vc: é muito difícil ser católico no mundo de hoje, porque se você seguir essa religião em todos os seus preceitos, vai acabar sendo preso ou começando uma guerra, mas parando para pensar, o mesmo é válido para todas as outras religiões, acho... então o caso é ficar filosofando e pensando mesmo no que é que, dentro do catolicismo, acreditamos, não dá para aceitar sem questionar.

Eu acredito na Biblia sim, dentro do contexto no qual ela foi escrita e para o qual ela foi criada - e acho que nos dias de hoje ela é particularmente mal interpretada e descaradamente manipulada. Uma pena, pois todos os livros sagrados, além de registrarem a história do seu povo, só tem a mesma mensagem, que é justamente o que encerrou o seu post - não importando qual doutrina vc segue, ame e tudo dará certo...

Ulisses disse...

Tem pessoas que não são abertas a discutir religião, então é melhor nem entrar no assunto, não fará bem a nenhuma das duas. Assim como vc tb acredito em algumas coisas e desacredito em outras. Não tenho nenhuma religião em que confie 100%, mas me identifico mais com a espírita. As religiões são cheias de dogmas e seus seguidores cegos acham que podem ditar regras para o resto dos "infiéis", se julgam os bonzinhos e os outros que não tem as mesmas crenças são os ruins. Deveríamos aceitar mais as pessoas como elas são e não querer converter o próximo. Gosto de pessoas que conversam sobre o assunto sem preconceitos e sem querer impor a sua verdade ao outro.
.
Valeu pela visita. Venha mais vezes.

Ruby disse...

Bom te ver Mere, sempre dava uma passadinha aqui. Eu acredito sim na Bíblia e procuro seguir os ensinamentos de Deus, ser correta, ter bom caráter e ser justa, somos imperfeitos, porque a perfeição só a de Deus. Também creio que Deus não condena ninguém, a pessoa escolhe os caminhos e atitutes e isso a leva pro caminho do bem ou do mal. Mas falar de religi~~ao sempre é difícil, cada um quer defender sua opinião e tal. Mas amar é o maio mandamento.

Ruby disse...

maior mandamento* (correção)

MeL disse...

Engraçado, em muita coisa que vc escreveu eu pude ler coisas que eu mesma falo, como não acreditar q uma pessoa verdadeiramente boa vá para o inferno apenas por ser homosexual.. Na verdade, como minha família é em maior parte da Congregação Cristã Brasileira, nem sei se ela é forte ai no Rio, mas aqui tem muitas, e é praticamente uma seita.. mulher de saia e cabelão, sem maqueagem, e homem de terno, aquele esquema de crente que o povo cria o esteriótipo, nada a ver com os evangélicos modernos, eles são os mais concervadores.. Então eu não acho que alguém verdadeiramente bom, não vai ao céu porque não se batizou nas águas... Não acho que alguém verdadeiramente bom não vai ai céu, porque casou mais de uma vez... bom, se eu fizer uma lista vou ficar aqui até amanhã, agora... eu sou A questionadora tb, como vc, e essa pergunta já me fiz diversas vezes, e eu não tenho medo de responder... A Bíblia, foi escrita por homens.. e não, eu não acho que está tudo certo ali, acho apenas que foram regas que os cristãos fizerem e escreveram, não Deus, nem Jesus.. existem manuscritos muito mais antigos que a bíblia e que são ignorados pela igreja católica, porque não tocam terror, como a bíblia, o próprio evangelho de francisco, que prega que NÃO PRECISAMOS IR A IGREJA PRA ENCONTAR DEUS... esse foi escondido pela igreja católica... Bom, sem falar que os católicos fizeram atrocidades em nome da Bíblia, como na época da inquisição, onde condenavam as pessoas por bruxaria, queimavam e tomavam seus bens... é, tomar os bens podia... rsrs hoje quem faz isso são os evangélicos, que lavam a mente das pessoas e fazem dar tudo o que tem... é cara, é complicado. Eu sou espírita.. é onde me encaixei, depois de rodar por ai...

Mere, obrigada pelo que escreveu no meu blog, eu amei, e precisava ler... bjsss

MeL disse...

* evangelho de Tomé... pensei uma coisa e digitei outra..rsrsrsrs

Maria Auxiliadora de Oliveira Amapola disse...

Bom dia, querida amiga!!

Não a esqueço, apesar de um pouco sumida.
EU ACREDITO NA PALAVRA DE DEUS, NO JESUS QUE PASSOU POR ESSAS TERRAS, E EM TUDO QUE SEJA DO BEM.

Esse tema é tão confortante, né?

Depois voltarei para ler com mais calma.

Tenha uma linda semana cheia de luz.

Muito obrigada!!!

Beijos.

Van disse...

Cara, eu tive uma criação católica mas chegou um momento na minha vida que se tornou "pouco", ficou difícil continuar sendo católica... já não tinha respostas pros meus questionamentos... passei a seguir o kardecismo e desde então, me achei.
E religião realmente é algo que não se discute!
Beijoooooo

Mere disse...

É confortante ver que muitas pessoas pensam como eu.

Obrigada a todos pelos comentários.

Bjos.