domingo, 3 de julho de 2011

PULA FOGUEIRA III

♫♪"Nesta noite de folguedo
Todos brincam sem medo
A soltar seu pistolão
Morena flor do sertão
Quero saber se tu és
Dona do meu coração".♫♪

Dia 29 de junho é dia de São Pedro, mas como eu estava com mil coisas na cabeça e de afazeres tb, não dei conta do post "pula fogueira III", como eu planejei e fiquei muito chateada mentira, nem tanto, de não tê-lo feito no dia certinho e tals esqueci... ai, ai..., passou, mas como os festejos são tão bons e povo não deixa  terminar a farra e comilaça por junho, pois que se estende até agosto, as vezes... eis, também, o meu post no mesmo formato: fora de época.

São Pedro - Foi pescador e apostolo de Jesus. É conhecido como santo dos pescadores, guardião das chuvas e “porteiro do céu”. Depois da morte de Jesus, Pedro viveu muitos anos pregando a palavra de Deus. É considerado o fundador da Igreja Católica. 

Interessante:

As fogueiras fazem parte da tradição das festas juninas. O fogo é tido como símbolo de purificação desde a antigüidade. Cada festa porém, tem a sua fogueira especial. 
Na festa de Santo Antônio a fogueira deve ter uma base quadrada , é também conhecida como chiqueirinho. 
Na festa de São João a fogueira deve ter uma base redonda, fazendo a fogueira ser cônica, em formato de pirâmide. 
A fogueira da festa de São Pedro deve ter a base triangular e deve ser triangular.

p.s.: eu pensava que a fogueira era por causa do frio, da coincidência das festas no inverno, aqui no Brasil, nem atinava para os simbolismos.

7 comentários:

Lulu on the sky disse...

Viva São Pedro!

MeL disse...

hahahah vdd, eu também achava que eram por conta do frio, e pra assar batata doce, adoro... hahahah cabeça de gorda... af

Anônimo disse...

Deu tudo certo com a contestação?
:)

Van disse...

Fiquei curiosa pra saber o por quê da diferença da base de cada uma :P
Beijooooooooo

Mere disse...

Deu, Kinha, e ficou ótima, quebrei a cabeça mesmo, mas fiquei muito satisfeita e feliz com o trabalho final, vou dar muita dor de cabeça... rs.
Obrigada por se importar e bjosss, minha diretora de secretaria favorita.

Cris - CaFoFo online@ disse...

Eu também nao atinava para os simbolismos hehe Toco de Mim também é cultura, amiga :)

Mere disse...

Van, tb fiquei curiosa...

Cris, o Toco tá chique neh?

Mel, cabeça de gorda é fogo. rsrs.