quinta-feira, 17 de maio de 2012

COMISSÃO DA VERDADE X PEDADO ORIGINAL

"Ao instalar a Comissão da Verdade, não nos move o revanchismo, o ódio ou o desejo de reescrever a história de uma forma diferente do que aconteceu", afirmou a presidente em discurso. "Nos move a necessidade imperiosa de conhecê-la [a verdade] em sua plenitude, sem ocultamento", declarou.

 
Não vivi. Não posso falar, de fato, com propriedade por Sua Excelência, afinal, só conhecemos das dores pelas quais passamos. Mas depois de tudo, uma posição de Presidenta deveria ser condição de superação de qualquer trauma. Mas não. Não é o que parece. E eu apesar de algumas ressalvas me compadeço.

Sinceramente, 

"Data Vênia", o  País está submerso em crueldades... em que pequenos blocos de "ditadores" invólucros no embrulho bonito da Democracia atuam violando a todo o momento os Direitos Humanos, As Garantias Fundamentais, literalmente rasgando a Constituição, destruindo vidas, sonhos, futuros, tão igualzinho na época Militar, na Ditadura, só que com nome diferente,  em vias diferentes, modos, jeitos, tudo diferente, Estado ou não; Mas resultado igual. Sim, estou generalizando a situação, colocando os fatos atuais tudo no mesmo pacote dos históricos, mas do jeito que eles se encontram.

Ninguém é banido? morto ou torturado pelo Estado tb haveria concorrência

Mas o que mais a gente vê nas notícias dos Jornais é:

Mortes com requintes de crueldade; Torturados; Estuprados;  Pessoas reféns da violência presas em suas próprias casas, com medo de sair, se trancando;

E mais...

As famílias dos milhares de desaparecidos atuais não merecem saber a verdade sobre o que aconteceu pontualmente com seus entes queridos que logo serão estatísticas na história do País. Por quê? Por que não são vítimas diretas do Estado? Por que são vítimas de Civis? (vide abertura novela das 18h)   

E quem teve seus direitos violados com o peculato, a falta de pagamento, dos precatórios no RGN onde 20 milhões foram desviados por Funcionários Públicos?  (Saiba mais) (esse é 1 exe. - dos meus)

E muitos outros crimes de desvio de dinheiros públicos por quem os tinha a seu cargo que eu posso enumerar aqui, mas eu me canso. Não gosto desse tema. Eu deprimo.


E o RESPEITO que na época era uma coisa sufocante, exacerbada; E hoje, o DESRESPEITO é uma coisa vexamosa, humilhante;

A era é a do "contrario sensu" que estamos vivendo - "uma Ditadura as avezas". Por que "Democracia"? Desculpa se eu não concordo. Mas algumas coisas permanecem, a violência às ruas é uma delas.

E ,NÃO, EU NÃO SOU A FAVOR DA DITADURA. Sou a favor da transparência, da ética, das oportunidades em igualdade de condições, sou a favor da justiça, da coerência, do respeito, do comprometimento, sou a favor da divisão de renda, do progresso, da ordem, do bom funcionamento dos serviços públicos, da retidão; Enfim, seria a favor de qualquer forma de Governo se a vaidade do homem não se sobrepujasse aos interesses coletivos;

E o pior de todos os furtos: O intelectual: A educação do País está de deprimir, atrofiando a capacidade dos seus filhos.
E à época da Ditadura as Escolas Públicas eram as melhores. Quem não sabe disso? Quem não teve ou tem pais, tios, avós que tiveram bons estudos públicos?
E hoje o que temos? Escolas Públicas agonizantes. Disso ninguém fala? Não há parâmetros? Por que piorou, se era para melhorar?  

Eu nem preciso falar muita coisa, o conhecimento das nossas mazelas é notório. Não vou também adentrar, aqui, nas vergonhosas CPIS porque, como já disse eu canso mesmo. É muita coisa e eu fico deprimida... meu blog é para desabafo pessoal, é para minhas bobiças.

Ah! Mas tem alguém que vai dizer: "o povo em massa, pelo menos, está comendo e até anda de 'vião'". Parabéns!  

Para que fique claro, o que eu tô querendo dizer, é que, para mim, aos meus olhos, caiu a Ditadura e se formou vários "blocos de ditadurazinhas" nas favelas, nos asfaltos, na Administração Pública Direta e Indireta (Autarquias, Fundações, Empresas Públicas e Mistas), nos Tribunais de Justiças, Ministérios, nas grandes Empresas Privadas, etc... e  nas mãos da população má educada por governantes corruptos que quando tem algum poder repetem o mesmo feito, igualzinho, num ciclo vicioso, se nivelando por baixo... a isso chamo de "igualdade negativa" (pensa?)

De doer, de cortar o coração e adoecer. triste.
  
Por isso, se a COMISSÃO DA VERDADE tiver um cunho terapêutico para Presidenta, de uma forma humanística, eu apoio; Apoio também se o cunho for de Imperativo de Justiça sempre, e, bem que podia ser uma forma de um "BATIZADO", liberando os Militares do "PECADO ORIGINAL" - que é mais o que parece - e que algo seja feito por essa Classe; Por que erraram, gente, erraram, mas hoje, há Militares atuantes que não eram nascidos à época pagando por erros cometidos no passado. 

Por fim, vivemos numa época em que a Comissão da Verdade é um título muito oportuno e aos trabalhos da mesma poderiam ser incluídos os fatos ocorridos no próprio Governo.

Por que não é o que foi. É o que será que vai tornar o País um País melhor. E o compromisso de escrever essa história deveria estar voltada para o futuro e não para o passado.

São imprescritíveis tantos qtos os Militares os crimes Civis contra a ordem Constitucional e o Estado.

Mas palavras bonitas precedidas de dinheiro no bolso todo mundo ovaciona.


***

E já que muito falei até aqui, vou falar mais um poquinho. Dias difíceis estão por vir, minha geração não vê, mas meus filhos talvez ainda vejam lutas acirradas por recursos naturais e sabe quem defenderá as nossas reservas?
"...É graças aos soldados, e não aos sacerdotes, que podemos ter a religião que desejamos. É graças aos soldados, e não aos jornalistas, que temos liberdade de imprensa. É graças aos soldados, e não aos poetas, que podemos falar em público. É graças aos soldados, e não aos professores, que existe liberdade de ensino. É graças aos soldados, e não aos advogados, que existe o direito a um julgamento justo. É graças aos soldados, e não aos políticos, que podemos votar..."

(BARACK OBAMA no MEMORIAL DAY, durante a cerimônia do Dia do Veterano)
Tratas mal quem não foge à luta. 

4 comentários:

Micha Descontrolada disse...

pior q é verdade...é mta coisa errada junta, amiga.

Beijosssssssssssssssss
┌──»ʍi૮ђα ツ

Van disse...

Sabe Mere, minha mãe viveu a ditadura, na época, ela estudava na UFRJ e tinha vindo da Gil Vicente (vc conhece, era pertinho de onde vc morava). Ela diz que não era e nunca seria a favor da ditadura, mas na época não era essa bagunça que é hoje. Não posso generalizar, mas conheço professores que cagam e andam pros alunos, que não querem pegar "turma de marginalzinho" que só quer saber do salário na conta... e isso é foda! Assim como professores, muitos profissionais são assim...
Acho que falta um pouco de vergonha na cara de muita gente! Falta ATITUDE de muita gente... as pessoas gostam de reclamar de tudo e de todos e fazer que é bom, neca de pitibiriba...
Beijinhos

Mere disse...

Van, precisamos de um lider urgente. E nossos "pensamentos" se completam. Bjos

Mere disse...

É sim, Mi, muita coisa. Bjos.