domingo, 9 de outubro de 2011

MEU SOTAQUE CARIOCA





Ser carioca e falar como uma fora de casa têm dois lados: um bom e o outro ruim;

Ano passado eu cheguei aqui e vivi praticamente dentro de casa - por causa dos meus conflitos e tais sobre a morte do meu pai ainda -  mas esse ano eu costumo dizer que eu cheguei em \o/\o/\o/ Brasília \o/\o/\o/

Mas eu já tinha percebido isso desde o ano passado quando eu fiz cursinho preparatório para concurso e tal... e agora, metida em tantos grupos  \o\o/ sociais \o\o/ só fortificou o que eu já tinha percebido antes:

AS PESSOAS PENSAM QUE você ESTÁ SE EXIBINDO AO FALAR. PODE ISSO?

Então, há aqueles que amam o sotaque carioca e TE admiram por isso, TE acham uma fofa e puxam assunto: "Vc é carioca"; "Vc é de onde do Rio"; "Mora pouco tempo aqui, neh, seu sotaque ainda é forte" (?)...; 

E há aqueles que TE fuzilam com o olhar achando que TU queres aparecer e TE esnobam e não querem assunto e desdenham de mim TE acham ridícula. sofrokkkk

Acham que você força falar como carioca - por que existe isso, não é o meu caso, mas existe. 

Eu conversei com uma fonoaudióloga sobre o assunto e ela disse que o sotaque quando aprendido não muda JAMAIS - a menos que vc queria muito e trabalhe muito técnicas e seja vigilante para não errar (rs), mesmo assim, não muda totalmente;

Isso eu não quero, jamais, não quero deixar de "falar carioca", nunca. Mas que eu force, preciso disso, não... humph!

**

O meu pneumologista pede umas três vezes por consulta para eu falar "feliz" - kkkk - eu morro de rir. (ele é doidinho mesmo e eu prefiro que seja)

Ele disse que já morou no Rio de Janeiro e ama tudo... e eu faço ele relembrar.

Tipo isso: Quem gosta, gosta, e, quem não gosta, acha que eu falo do jeito que falo para me exibir. 


Para tudo!

***

Sabe, tenho, é, sentindo uma pontinha daquela mãe, daquela mãe de todas as pragas...:

" Ninguém inveja o feio, nem odeia o fraco"


p.s.: e por falar em sotaque eu amo o sotaque  pernambucano\o

3 comentários:

Bia disse...

Eu AMO sotaques, alguns muito: tipo carioquês, baianês de salvador, pernambuquês e gauchês!
Pior é a gente aqui em Brasília que não tem sotaque próprio, tem sotaque de quem convive!
Eu consigo falar carioquês, baianês, mineirês e gauchês! Misturo tudo, falo bá e uai na mesma frase! sasasansijansaijn

Van disse...

Eu AMO ser carioca! Tenho MUITO orgulho do meu sotaque. E meu sotaque é bem carregado mesmo. Eu tenho muitos amigos de outros estados e me zoam muito por causa do "s", mas adoram. Problema de quem quem não gosta ou que ache que a gente força, a gente é CARIOCA MERMO! :P
Beijos

Micha Descontrolada disse...

hahahahahaha fiquei com vontade de conhecer o médico, q figura!!!!
e amei a frase final. exatamente isso.

bjssssss