sexta-feira, 24 de junho de 2011

PULA FOGUEIRA II



♫♪ Nesta noite de festança
Todos caem na dança
Alegrando o coração
Foguetes, cantos e troça
Na cidade e na roça
Em louvor a São João ♫♪
 São João é considerado o santo protetor das mulheres grávidas... (pensei, imediatamente, na minha barrigudinha Talita) é um dos santos mais populares.

Filho de Zacarias e Santa Isabel, prima da Virgem Maria, mãe de Jesus.  
***

Minha mãe sempre conta que o vovô João dela, fazia uma fogueira enorme no dia da festa de hoje que acabava sendo uma farra a mais... engraçado: Ela fala com tanto entusiasmo dessa fogueira (é como se ela, realmente, voltasse no tempo), que a gente (filhas) fica rindo e, ela pensa que a gente não tá acreditando, mas a gente tá acreditando, a gente ri, por achar legal o jeito que ela falar e tals do acontecido... mas acabou um ciclo vicioso essa história. Ela achar que a gente ri, por que não acredita nela e ficar se justificando, dizendo: "é verdade", e, a gente ri, por achar engraçado, ela achar que a gente não está acreditando e ficar toda se justificando. risos.

Ela conta, que a fogueira era acessa no dia de hoje (São João) e que queimava por semanas a fio, chegava a queimar por meses... não vai me dizer, que vc tá rindo? é verdade, tá! (rs)

O vovô João da minha mãe, queimava umas toras bem grandonas e mesmo que chovesse (rs), torô (conta, ela), a chama por de baixo permanecia acessa e com a volta do sol de rachar, que sempre faz e sempre fez no Rio de Janeiro: Puft! A fogueira do vovô João voltava a queimar todinha.

13 comentários:

CaFoFo online@ disse...

Saudade dessa janelinha de comentário... tô tentando achar no meu WordPress e nao consigo...

Eu gosto de fogueira, acho um ritual bem bacana aquele de sentar do lado e ficar olhando, se esquentando...

Haja lenha pra fogueira ficar queimando por meses hehehe

** Miga, nao fique chateada comigo, mas rir é um verbo irregular, e na terceira pessoa é conjugado, a gente ri, ela ri, tendeu? Me manda à m agora hehe Só falei porque sei você nao ficará braba.

Anônimo disse...

Tão bacanas essas lembranças da infância...

Ruby disse...

As tradiçoes eram outras em tempos passados! E tudo parecia bem mais bonito.

Mere disse...

Cris, fico braba não, descuido e erro mesmo, ainda mais qdo não volto corrigindo... e tudo é o modo como se "fala" e a intenção... A sua eu sei que foi a melhor. Fica à vontade. bjos.

Ah! já corrigi ;)

Wanderley Elian Lima disse...

Olá Lucimere
Hoje vou a uma festa de São João. Vou encher a cara de quentão, adoro.
Bjux

Micha Descontrolada disse...

eita danado, eu ri. mas acredito.
o vovô era danado.

Um ótimo fim de semana para você!!!

/(,")\\
./_\\. Beijossssssssss
_| |_................

Carolzinha disse...

Eu adoro festa junina, mas aqui em BH nem parece que estamos em plena época da fogueira, quadrilha e das comidas de-li-ci-o-sa-s!
Vou me mudar pro Rio, pelo menos lá a fogueira dura meses ne?! rsrsrsr
Tempos bons aqueles que as fogueiras duravam tanto...é que hoje não tem mais a lenha que tinha antes...é tudo industrializado, tudo genérico! =)
Beijos querida, ótimo final de semana

Guará Matos disse...

Oi, tudo bem com você?
Como eu havia dito antes, estou afastado do Blogosfera por vários motivos, inclusive por conta do site “ABORDAGENS & IMPRESSÕES”/ http://abordagenseimpressoes.com/ que eu acabo de criar e publicar na Internet.
Gostaria de contar também com você por lá, acompanhe-o e também interaja comigo por lá.
Como todos nós sabemos, site tem uma dinâmica diferente do blog, é mais consultivo e informativo. É de maior abrangência, já que se pode explorar muito mais. O blog é mais direto e normalmente de temática única.
Me visite por lá e me siga. Vou gostar e ficar extremamente feliz e agradecido por mais esse voto de confiança.

Beijos.

Lulu on the sky disse...

As lembranças de infância sempre são as mais marcantes.
Big Beijos

MeL disse...

O que mais me lembro de festa junina, é batata doce assada na fogueira, sabe, quando enterra elas? E canjica com amendoim, que só presta dos outros, a minha nunca fica boa... hahahaha

É Mere, é difícil admitir que a gente errou e foi injusta né? Mas graças a Deus eu consegui... rsrsr

Anônimo disse...

Agir duas vezes antes de pendar? Acho que também preciso parar de fazê-lo, rsrs
Mas que isso é bom de vez em quando, ah, é!
:)

CaFoFo online@ disse...

Ain amiga, eu sabia você ia levar na boa, mas pode me mandar à M também quando quiser :)

Fico olhando essas fotinhas e lembro que como o Wan adoro encher a cara de quentão kkk (mas aqui nao tem, snif)

Vai me contando suas artes, viu! Nao pensa que me escapa :)

Van disse...

Festa junina me lembra a Bisa. Era certo, todo ano a gente fazia arraiá na casa dela e reunia a família tooooda!
Imagina a Bisa, 7 filhos, 20 netos e 40 bisnetos?
Beijoooooooooooooooo