sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

SUA SERIGUELA; PARECE XINGAMENTO MAS É FRUTA.

(entorte o beiço ao ler "sua" e dobre a língua até o céu da boca, jogando-a em seguida para fora, ao soletrar o "la", quando ler "seriguela", as duas primeiras palavras do título do post, o restante leia normalmente) (risos) 

Estou apaixonada pela seriguela que eu só conheci agora. Quando Isnara e Eliane minhas amigas me deram pra provar,  eu achei que já deveria ter comido sim, mas não; Conheci agora mesmo; O sabor é delicioso e parecido com cajá eu achei, por isso me enganei, até liguei para mamãe, para perguntar e tais, para ter certeza; Então, a seriguela é melhor do que cajá que eu amo tb, porque vc não precisa descascar e não tem aqueles fiapos que agarram entre os dente da gente, sem falar, daquele azedinho doce* que chega, a fazer, a boca encher d'água, só de pensar. delícia;
Então, eu quis saber mais, até para poder escrever "aqui" e achei "aqui" (rs) que a seriguela, siriguela, ciriguela ou cirula é bastante comum na região nordestina do país, motivo pelo qual, acho, eu não conhecia. 
Mas nem tudo são flores pq a danada da gostosa é pequena, coisa que torna impossível comer uma só e é rica em CARBOIDRATOS entre outros e outras. Sabe né (?), vitamina demais engorda. 

Eu acabei de ler de novo "aqui"  enquanto escrevia o post que:

É uma drupa elipsodial de cor laranja-avermelhada... um caroço do tamanho de uma azeitona grande. É parecido com o cajá, mas ao contrário deste é bastante doce. (GRIFOS NOSSOS)

azedinho doce* → é a minha medida do azedo; é o azedinho delicioso que vc aguenta comer; 
drupa →fruta de um só caroço (eu não conhecia essa palavra);
É parecido com cajá  →foi o que disse achei, antes de ler a matéria "aqui".

6 comentários:

Alice Voll disse...

É pq é uma fruta do cerrado, né?
Tu sabe que é uma das minhas preferidas? Lembro como se fosse hj, quando criança eu comia siriguela verde com sal, huuuuuuuuum!
experimenta!
nunca comi cajá!

Carol disse...

nunca comi... sou meio fresca para experimentar frutas diferentes rs

Micha Descontrolada disse...

eu sou uó pra experimentar frutas (comidas de um modo geral), mas eu amo cajá e fiquei com vontade de comer seriguela agora..ai ai..
ainda mais qdo li q a bia comia verde com sal, e eu ja comi mto cajá assim

Um ótimo fim de semana para você!!!

/(,")\\
./_\\. Beijossssssssss
_| |_................

Anônimo disse...

parece nome de DST tb, rs... "to com seriguela lá em baixo" imagina... nunca comi, agora vc falou tão bem que até fiquei curiosa!!

Van disse...

O povo lá do trabalho ADORA!!! Já provei e num curti muito pq não sou fã de coisas azedas tirando a laranja!
:P
Beijoooooooooo

Anônimo disse...

Nunca comi será que é bom?