domingo, 10 de abril de 2011

A HUMILDADE É UM EXERCÍCIO

A humildade é a atitude de reconhecermos que não sabemos de tudo, que não somos capazes de superar todas as dificuldades, que não temos soluções prontas para todos os problemas humanos, que não temos respostas para todas as perguntas. E, na realidade, acaba sendo, melhor conviver com seres humanos falíveis do que com super-homens de fachada.

O que quero dizer com isso: Eu sou uma pessoa muito questionadora e vivo, em pensamento, me fazendo perguntas e me respondendo, assim mesmo, com descrevi, o tempo todo, todinho. (acho, inclusive, que por isso falo sozinha, pois, as vezes, me pergunto ou me respondo em voz alta).

E quando participo de um grupo social, não sou diferente, nem tem como ser, então, vivo colocando meu ponto de vista sobre os assuntos que estão sendo questionados e não perco uma só oportunidade de me expressar...

Mas como ando estudando o comportamento, percebi que minha atitude pode ser, facilmente, considerada como prepotência. Afinal, como eu tenho minha (contribuição) opinião sobre tudo, posso parecer que estou querendo impor minhas verdades e ser soberana, uma mulher maravilha de fachada.

ai, ai... Respeitar alguém é se colocar na mesma posição.

Então, como eu preciso, tanto, me tornar alguém melhor aos meus olhos,  identifiquei que, talvez eu precise deixar de emitir minhas opiniões (nos dois grupos que eu, atualmente, participo: um humanitário e o outro religioso), pois eu não quero correr o risco de ser ou parecer desrespeitosa, e, também, para que eu não acabe, de fato, me tornando, alguém que eu não sou, ou, não quero ser. Contudo, também, não queria deixar de ser quem eu sou e gosto de ser, por isso, identificar o modo como coloco as minhas opiniões, a "extensão" delas e se continuo a emiti-las ou não, está na pauta das "discussões" que tenho comigo mesma.

Complicadinha! Quem? eu?!

"Até cortar os próprios defeitos pode ser perigoso. 
Nunca se sabe qual é o defeito que sustenta nosso edifício inteiro".

Clarice Lispector.

13 comentários:

Sara e Ale disse...

Ahh eu não acho que vc deve deixar de expor sua opinião não
A gente ja nao pode fazer tanta coisa nesse mundo que se não puder falar o que pensa pronto cabou-se
Sei que as vezes extrapolamos mas expor sua opinião e fazer os outros aceitarem ela são coisas diferentes
Não deixe nunca de dizer o que pensa.. porque ai .. não sera vc
E vc é MARA !

Bjs

Luciana L V Farias disse...

Eu já sou o contrário. Eu tenho tanto medo de magoar as pessoas que muitas vezes deixo de dar a minha opinião pra não ferir ninguém. É um comportamento que tenho tentado mudar ao longo dos anos, mas é complicaaaaaaaado, rsrsrsrs...

Passei pra te desejar uma ótima semana, fiquei meio sumida porque estava uma loucura por aqui, agora parece que as coisas se acalmaram um pouquinho.

Beijão!!!

Maria Auxiliadora de Oliveira Amapola disse...

Boa tarde, querida amiga Lucimere.

Eu também sempre gosto de me expressar, mas mesmo com a melhor das intenções, na maioria das vezes, deturpam os meus argumentos.
Por outro lado, já deturparam também, os meus silêncios.

Se viver é difícil, conviver é mais ainda, amiga!
---------------------------------
No seu caso, você participa de reuniões. A sua opinião se faz necessária. Se alguém do grupo não a compreender, é porque não tem boa vontade para ouvir.

Do jeito que você é transparente, o melhor é expressar pra eles, esse receio de parecer prepotente.

Você é especial. Admiro-a muito!

Um grande abraço.
Tenha uma linda semana, e que ninguém seja capaz de injustiça-la.

Carlos Kurare disse...

Lucimere,

A humildade é um exercício que me cansa! rsrs

Vou pegar sua postagem emprestada, vai pro meu blog. Ou não!

Um beijo!

Carlos Kurare

B disse...

Penso que o importante é a autenticidade sempre - com uma nesga de ternura, porque a sua verdade merece ser ouvida tanto quanto a verdade do outro.
Questionar-se tanto pode ser perigoso, a mente é tagarela e nos engendra sem percebermos.
A intuição erra menos.
Mas o mais bacana é tua maneira leve de colocar-se diante de si mesma e dos outros - ato de coragem.

Mere disse...

Sarinha, vc que é, Mara. Obrigada!


Lu, dificilmente, minhas opiniões magoam, sou vigilante nisso. Mas falo sobre os pontos de vistas que defendo.


C., tb me amo quando isso acontece... quando tomo atitude exemplar... risos


Amapola, ri muito com seu comentário.
Quer dizer que até o seu silêncio já deturparam???
e obrigada pelo comentário carinhoso.


Kurare, até que fim vc veio. risos.
Fica à vontade.

Mere disse...

B, sou passional demais para agir pela minha intuição... preciso pensar... e agir com calma. mas nem sempre é assim... (visto que na minha vida nada é assim, assim e assim... vim sem manual, por isso aprendo como eu sou a cada dia, a cada acontecimento)... mas quando é, eu vejo que probabilidade do acerto é maior.... mas eu não determinei, isso, fácil, assim, como pode parecer, não, foi a custa de muito trabalho (debate). E, também, não é uma verdade absoluta.

É eu sou carajosa, mesmo, sempre fui, e me expor, não é problema, visto que, também, é um pedacinho, só, de mim, um toco mesmo e não a árvore inteira.

Obrigada pela visita. volta! bjo!

Anônimo disse...

Adorei essa frase da Clarice!

Alice Voll disse...

Aff, post bem na minha cara!
Tirando a parte da lição vou dar minha opnião, penso que vc não tem que parar de expor seus pontos de vista, talvez precise só mudar a maneira de falar, não?

Unknown disse...

Para mim todo ser humano tem direito de dar a sua opinião
por mais que as pessoas não concordem, mais devemos por etica e amor ao proximo respeita-la !

sempre quiz dar a minha opinião em algo mais geralmente tenho muita dificuldade de falar o que eu pensava, acho que quando estamos por exemplo no blog conseguimos colocar isso para fora!!

seguindo!
boa semana para vc lucimere =)
Deus te abençoe

Wanderley Elian Lima disse...

Olá Lucimere
Ser humilde não significa ser submisso. A humildade é uma das maiores virtudes do ser humano.
Bjux

Mere disse...

Bia, não é do modo que eu falo é da quantidade que eu falo... (rs) sempre falo na minha vez, respeito a opinião... mas sabe aquela história de muito falar... eu falo demais.

então, é isso.

bjo.

Mere disse...

Wanderley, pois é. e... ser submisso também não significa ser humilde.

bjos