sexta-feira, 1 de abril de 2011

♪♫ MENTIRAS SINCERAS ME INTERESSAM ♫♪





Eu odeio o flamengo com todas as minhas forças, sou uma péssima motorista e uma mulher sem emoções...

Há muitas explicações para o 1 de abril ter se transformado no dia das mentiras. E como mais de uma versão é sinal de mentira, deixemos isso pra lá. 
Todo mundo se declara verdadeiro, mas a bem da verdade, mentiras fazem parte da nossa vida, do nosso dia-a-dia mas do que a gente se dá conta ou admite.
Mentira é mentira (espécies): algo que não aconteceu; algo dito sem pensar; algo que não foi bem assim; uma ilusão; uma versão da história; um ponto de vista; um exagero sobre o que se passou; um engano; não cumprir o prometido; faltar a um compromisso, por mais que se tenha justificativa (que algumas das vezes é a mentira da mentira); uma pegadinha; uma fantasia; uma brincadeira, por mais que seja só isso, não deixa de ser mentira.
Existem, também os gêneros: as mentiras culposas, qdo se mente sem se dar conta; as justificáveis, as mentirinhas bondosas (quando se mente com a intenção de não magoar alguém)  as mentiras para evitar brigas e confusões (as justificativas); as mentiras típicas (dolosas), a ruim, a mentira mor, a maldosa, a cruel, o crime, que me parece ser o gênero culpado de todos abominarem qualquer espécie de mentira.
Mas não adianta, por mais que não seja politicamente correto, a  mentira está incorporada na nossa cultura, mas do que a gente se dá conta ou admite. Veja: 

você é um mentiroso(a):

Se fez seu filho(a) acreditar em Papai Noel 
ou ajudou a manter a mentira;

Se já convenceu uma criança a fazer ou a deixar de 
alguma coisa por causa do bicho papão;

Se já fez seu filho(a) acreditar no coelhinho da Páscoa
ou ajudou a manter a mentira;

Se já convenceu uma criança a arrancar um dente 
para enviá-lo a fada do dente;

Se já falou a uma criança sobre a plantação de repolho
ou sobre a cegonha;


Se já falou para uma criança, que a mãe dela voltava já, 
para ela parar de chorar, sabendo que a mãe ia demorar;


Nunca falou nada disso?
Tudo bem! Acredito, se vc não tem filhos, não tem sobrinhos
ou se nunca conviveu com crianças;


Mas essa mentira você já falou:


Que iria começar o seu regime na segunda
e não começou.
(risos)


Poderia falar mais sobre mentiras "prontas"; Contudo, penso, que já foi o suficiente. 

Hoje é dia de brincar com a mentira, não quero tenho a intenção de aborrecer ninguém.

12 comentários:

Lulu disse...

Mere, perfeito o seu post. Só faltou aquela música do Erasmo: Pega na Mentira...
Big Beijos

Morena disse...

MTOOOOOOOOO BOOOOM, Mere!!!
Todo mundo acaba o post rindo!!!
Beijos saltitantes
Bom fim de semana

Moody Calçados disse...

O importante é saber rir.

Carol disse...

Mereeeee!!!
Segui seu conselho, tomei coragem e liguei!! Nem doeu..rs..rs..
Vamos ver no que vai dar neah?! =)
Obrigada pelo comentário!!

Quanto a mentira...mentira maior é a de quem diz que nunca mentiu!

Beijoosssss

meus instantes e momentos disse...

tenha um final de semana feliz.
Maurizio

Wanderley Elian Lima disse...

Olá Lucimere
Será que existe mentira do bem? Acho que sim, fazer as crianças acreditarem em papai noel é uma delas.
Quando era criança esse era um dos dias que eu mais gostava, passava o dia pregando peças nas pessoas. Hoje já não tem mais graça.
Bjux

Mere disse...

Wanderley, claro que existe. eu acredito nisso. mas não é! a "graça" tem essa mania feia de sumir da vida de gente.
bjoss

Anônimo disse...

sem mentiras o ser humano ainda estaria na caverna. todo dia mentimos para nos mesmos algo que nos move, mentimos para os outros algo que os movem, e mentimos para a vida que ela tem algum sentido e que é infinita, enquanto dure, rs... se nao existissem mentiras o mundo ia ser muito mais duro, mas claro que muitas delas deixam a vida muito escura!

Luciana L V Farias disse...

Admito que, como mãe, disse algumas das listadas acima.

Mas a minha mentira maior é realmente a da dieta, HAHAHAHAHAHA

Beijocas!!!

Micha Descontrolada disse...

mto bom...
as vezes uma mentira se faz necessária para fazer o outro feliz...isso é justificável?

Um ótimo fim de semana para você!!!

/(,")\\
./_\\. Beijossssssssss
_| |_................

Mere disse...

Mi, assim, nua e crua, eu não sei responder, preciso do caso concreto... mas, uma mentira só para "agradar" não acho justificável, mas uma mentira para "não magoar", talvez, eu ache justificável...

Tipo 1

A amiga pergunta, em casa se arrumando, para outra amiga: Amiga, eu estou bonita com essa roupa?
A amiga responde: não. troca de roupa.

Tipo 2

A amiga pergunta, na fila da entrevista de emprego, para outra amiga: Amiga, eu estou bonita com essa roupa?
A amiga responde: você está linda, está ótima, poderosa.


Acho que a mentira se justificou como propósito da amiga não querer jogar o astral da outra amiga no chão, num momento em que a verdade poderia ser fatal.

Um ótimo final de semana procê tumbém.

bjosss

Sara e Ale disse...

Adorei o post
Eu fabriquei uma mentirinha que nasceu dia 01/04
E no fundo foi a coisa mais verdadeira e mais linda que eu ja fiz na vida!!

Bjs