sábado, 23 de abril de 2011

"UM 'ENGARRAFAMENTO' DE ASSUNTOS"


Hoje, é dia internacional do livro.

Estou lendo, mas não sei se termino, a Biografia de João de Santo Cristo de Mário H. F. Buzzulini (Ed. Brainstore), o livro relata a história completa da vida do personagem criado por Renato Russo, o João de Santo Cristo, da música Faroeste Caboclo (banda Legião Urbana). 
Faroeste Caboclo além de ser uma história interessante, abre caminho para uma grande discussão social. A "letra" de Renato Russo, embora escrita no final dos anos 70 e início de 80, está mais atual do que nunca. O livro revela o descaso social, a violência física e psíquica, o egoísmo humano, a ganância selvagem e a falta de interesse dos governantes para com os viventes do nosso país e, por isso, não sei se aguento ler até o final; estou na página 31 e deveras aborrecida, pois o livro é muito triste. 
A "crítica" preliminar que faço ao livro, é a falta de "amarração" (nem sei se posso dizer assim), mas tô achando, que o autor precisando justificar a letra da música, vai jogando os acontecimentos sem muito cuidado, enfim, pois, por mais triste que fosse a história, eu teria começado e terminado de ler um livro de 163 pág. no mesmo dia se estivesse gostando.
Contudo é o que se tem pra hoje.

nota: A UNESCO instituiu 23 de abril como o Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor, em virtude de a 23 de abril se assinalar o falecimento de escritores como Cervantes e William Shakespeare (wikipedia).    

2 comentários:

MeL disse...

Eu fico meio revoltada quando alguém pega uma idéia ótima e original, como essa, de fazer uma biografia de João de Santo Cristo, e ai se perde e consegue estragar tudo... Um livro de 163 paginas eu tb leria em dois dias no máximo, sendo bom, logico....

meus instantes e momentos disse...

uma Páscoa feliz, para voce e para todos aqueles que te cercam e te querem bem...
Maurizio