domingo, 27 de fevereiro de 2011

♫♪ ...NÃO CUSTA NADA SONHAR...♫♪



sábado, 26 de fevereiro de 2011 
filtro de sonhos

Ganhei um brinco no formato de filtro de sonhos de presente de aniversário 26/01 da minha amiga Nelma e, desde então, estou para falar dele, mas haja assunto (rs);
Pois, embora o nome, filtro de sonhos (ou dream catcher, em inglês), já dê todas as pistas do que se trata, acredito que nem todo mundo conheça a história e para que servem estes lindos objetos redondos, enfeitados de penas e de contas; 
Os filtros de sonhos são usados enfeitando as janelas dos quartos (perto das camas) e, ou, quando em formato de brinco enfeitando a óbvio orelha (usa-se de um lado só). 
Os dream catchers estão na moda e chegaram ao Brasil vindos dos EUA, mas na verdade, não é um filtro, é uma teia, mas ficou conhecido assim aqui no Brasil, filtro de sonhos.

A história dos dream catchers

Embora hoje todas estas nações indígenas produzam seus próprios dream catchers, a história dos filtros começa com os índios Ojibwe (ou Chippewa).

Os sonhos desempenhavam um papel fundamental na vida dos Ojibwe (tribo indígena dos EUA). Para este povo que vivia na região dos Grandes Lagos americanos e que hoje também se espalha por outras regiões do Novo México, aprender a decifrar as mensagens reveladas nos sonhos era a tarefa mais importante que as pessoas tinham durante sua passagem pela Terra. Por causa disto, o dream catcher era uma ferramenta essencial.

O filtro de sonhos, como ficou conhecido em português, na verdade, não é um filtro, é uma teia. Os Ojibwe acreditam que, quando a noite cai, o ar se enche de sonhos, bons e ruins. Alguns destes sonhos, mesmo sendo pesadelos, podem conter uma mensagem importante do Grande Espírito para nós. Então, na verdade, estes sonhos são bons sonhos. Mas existem muitos outros sonhos e energias ruins flutuando à nossa volta e que não são nossos. Estes é que podem nos fazer mal. É justamente para separar estes sonhos e energias ruins que existem os dream catchers.

A tradição manda que as teias coloridas sejam penduradas sobre o berço dos bebês e a caminha das crianças. Os sonhos bons, sabendo exatamente aonde ir, conseguem passar pelo buraco central da teia, ao passo que os sonhos ruins ficam perdidos e acabam presos nos fios. Quando os primeiros raios de sol surgem, os sonhos maus desaparecem. Os círculos são feitos com ramos flexíveis de salgueiros e revestidos com tiras de couro.

Uma pena é colocada no centro, representando o ar ou a respiração, essencial para a vida. O bebê, observando a pena dançar ao vento, aprende uma lição sobre a importância do ar. Além disto, a pena de coruja, feminina, simboliza a sabedoria. A pena de águia, masculina, serve para dar coragem.



Para saber mais: Aqui

3 comentários:

Anônimo disse...

Adorei esse post. Tb tem toda a tradição e arte para fazer o filtro que funcione, não pode ser de qq jeito, eh bacana msm, eu queria ter um filtro de verdade!

como vc sabe - única seguidora do meu blog! - eu sonho muitão! eu acho que todos tem sim uma msg, e as vezes eu até consigo entender, mas outras não fazem sentido não...

eu adoro esse assunto!!

Mere disse...

Ju, eu escrevi pensando em vc. Eu sabia que vc ia se amarrar e, também, gostei muito da sua idéia do blog de sonhos, vou estar sempre por lá qdo vc atualizar.

Eu tb queria um filtro verdadeiro; também sonho muito (não foi à toa que gostei do assunto) e também tenho muitos avisos, uns sonhos eu compreendo e outros não.

As vezes eu acordo e digo a mim mesma: Caramba! vamos ver o que vai acontecer; Que saber que vai acontecer algo eu sinto, só não descubro o quê até que aconteça.

Aí eu falo: sabia, sonhei com isso.

bjosss

Sara e Ale disse...

Nossa preciso de um desses
Sério sério !!
Linda história !!!
Vou atras de um Ja