domingo, 22 de maio de 2011

VOLUNTÁRIA ®


Terminei o curso preparatório para ser voluntária e fui aprovada.
Foram 10 sábados e passaram voando. Foi uma prova de "fogo", pois como disse, em posts passados, enfrentei alguns probleminhas iniciais, achei, até, que ia desanimar, mas não, minha vontade foi maior.

Preciso falar(rs) que estou encantada com a psicologia humanista de Carl Rogers, a abordagem centrada na pessoa, linha teórica, também, abordada pelo grupo humanitário, no qual estou inserida (eba!); E, como me sinto diferente, depois desse preparatório, lógico, que para melhor, lógico, que sou humana e cheia de defeitos e vícios e não será fácil, efetivamente, mudar, mas quero muito incorporar essa filosofia na minha vida cotidiana.

Não quero desmerecer, de jeito nenhum, nunquinha, as outras abordagens, especialmente, a da minha psicóloga - mara! - que eu estou sempre falando dela aqui, Drª Juliana, a comportamental, a que me faz tão bem e que eu me identifico muito. Gente, é a história da versatilidade, mais abaixo. E, eu não sou profissional da área e não estou falando que vou aplicar a abordagem como terapia. Estou querendo dizer, que quero incorporar  a abordagem de uma forma corriqueira no meu dia-a-dia. Xi. Não vai dá pra explicar, não.

Ocorre, que no dia-a-dia, o lidar com o outro,  no trabalho, em casa, com os amigos, o respeito ao próximo está cada vez mais escasso, pelo fato de nos preocuparmos mais com o problema em si, ao invés, de nos preocuparmos com a pessoa e, Carl Rogers, ensina, justamente, isso. Não importa o problema, o que aconteceu, a fofoca. O que importa, é, como a pessoa está, se sentindo; São os sentimentos dela, o deve ser tema da nossa preocupação; Enfim. 

Eu fiz a relação dessa proposta com a música do meu poeta co-favorito:... ♫♪ " É preciso amar as pessoas como se não houve amanhã" ♫♪...

Era um sonho ser voluntária  e eu estou realizando. Muito legal.

Estou feliz!٩(-̮̮̃-̃)۶

13 comentários:

Anônimo disse...

Fico feliz por você ter conseguido concretizar esse projeto. Boa sorte!

Nelma disse...

Parabéns pela sua persistência Mere.
Ser voluntário é doar seu tempo, trabalho e talento para causas de interesse social e comunitário e com isso melhorar a qualidade de vida da comunidade.
Existem diversas formas de participar... realizando ações individuais, participando de campanhas, de projetos públicos, trabalhando em organizações sociais e outras mais. O importante é ajudar da maneira que se possa fazê-lo. Que sua doação seja muito gratificante.
Bjos.

Marinha disse...

Belo blog! Belíssima iniciativa, querida! Parabéns em dobro!
Bjo e um domingo de sorrisos pra ti.

Lulu on the sky disse...

Ai que ótimo Mere. Uma grande vitória pessoal você ter conseguido passar nesses testes pra voluntária da CVV. Tenho absoluta certeza de que você vai evoluir e muito com trabalho voluntário.
Sucesso!
Big beijos

Maria Auxiliadora de Oliveira Amapola disse...

Boa tarde, querida amiga Lucimere.

Parabéns!!
Achei muito esclarecedor você postar aqui, os processos que precedem a admissão de uma pessoa no voluntariado. Vê-se que a responsabilidade é muita, e que só aceitam pessoas aptas para esse maravilhoso trabalho de doação.

Você ficará ainda mais feliz, ao desempenhar essa abençoada rotina.

Desejo-lhe muitas felicidades.

Beijos no coração.

Evanir disse...

Querida..
Com muito carinho li sua postagem vi o quanto lutou pelos seus objetivos .
A vida é assim lutar sempre sem desistir dos nossos sonhos.
Parabéns agora é só partir para o abraço.Já estou seguindo seu blog beijos meus,, linda semana,Evanir.

www.aviagem1.blogspot.com

MeL disse...

é muito interessante isso... Eu acho que hoje em dia as pessoas ficam cada vez mais esquecidas, e que coisas como "respeite para ser respeitado" tem cada vez ficado mais difíceis de serem vistas por ai..

Tem um treinamento onde eu trabalhava que ensina, a gentileza, gera gentileza, e é mais ou menos isso... se importar mais com as pessoa..

Tb amo o Renato! \0/

Micha Descontrolada disse...

parabéns, mere. q luxo!!! fico feliz de saber q vc aprendeu e vai poder passar pra frente, ajudando o próximo.

estudei carl rogers na faculdade, na parte de psicologia da educação. bom mesmo.

to vendo meu rosto ali embaixo? vou correndo ler o post.

Uma ótima semana para você!!!

/(,")\\
./_\\. Beijossssssssss
_| |_................

Anônimo disse...

Sou assim mesmo, tem dias em que estou mais pra doida e dias em que estou mais pra gaga. Quanto aos palavrões, só não pode ter a boca mais suja que a minha, kkkkk
:)

susi disse...

Te vi no cafofo da Cris e vim te visitar. Parabéns por conseguir realizar o sonho do voluntariado. É certo que a maior expressão do amor é se doar. bj Apareça no jardim

Ruby disse...

Mere, muito bela sua iniciativa. Ser voluntário já um gesto nobre, ainda mais em algo tão importanto quanto CVV. Que bom se dispor a ajudar, que não disistiu e ainda achou que o tempo foi rápido, significa que não foi entediante. Tomara que você tenha muitas experiências boas e que nos conte aqui. Deus te abençoe.

Wanderley Elian Lima disse...

Olá Lucimere
Parabéns por sua iniciativa em ajudar ao próximo. Que Deus lhe ajude sempre.
Bjux

Morena disse...

Se vc está feliz eu to feliz tbm!!!
Muito bom quando resolvemos mudar pq achamos algo para embasar nossa melhora!!!
Boa sorte com as mudanças
Beijos saltitantes
Boa semana

Ps: vendo as suas fotos com a Micha me deu mais saudade ainda de vc aki